quarta-feira, 29 de julho de 2009

História

O Rancho Folclórico “As Janeiras” é um grupo de características ímpares no contexto do panorama Português. Surge em Glória do Ribatejo, uma vila da charneca ribatejana, fundada pelo D. Pedro I em 17 de Fevereiro de 1364.
Situado no concelho de Salvaterra de Magos e distrito de Santarém.
O bairro das Janeiras Gloriano viu nascer o seu grupo de folclore a 3 de Maio de 1981, fundado pelo senhor Manuel Monteiro Júnior e o senhor Carlos José dos santos, que cedeu uma pequena casa onde este rancho começou os ensaios. Hoje infelizmente ambos já não estão entre nós.
Actualmente, este Rancho tem um pavilhão próprio onde realiza os festivais e outros inventos.
Tem sido com imenso orgulho que tem levado as tradições de norte a sul do país e além fronteiras, cientes de que todas as tradições do passado, estão ainda hoje bem enraizadas no presente de todos os Glorianos.
A origem dos habitantes da Glória do Ribatejo é o litoral zona da Nazaré, um misto de pescador e de pastor que mais tarde se dedicou à agricultura, único meio de subsistência, apesar da evolução dos anos não perdeu essas características tão próprias.
Os trajes que apresentam remontam aos anos 60 e 70, trajes domingueiros, e trajes de trabalho, são típicos e tradicionais com destaque para a indumentária das mulheres genuínas e únicas, autênticas relíquias de um passado longínquo.

Sem comentários:

Enviar um comentário